Com a finalidade de capacitar o aluno para o exercício profissional, o curso de Direito da UMESP possui o Núcleo de Prática Jurídica, composto de sala de prática jurídica, Tribunal do Júri, Salão Nobre com capacidade para 497 pessoas e Auditórios para palestras.
O aluno é motivado por meio da simulação de situações enfrentadas no dia a dia do advogado, que o desafiam à proposição de soluções e à redação do documento jurídico adequado a cada caso.
Participa, também, de audiências simuladas com Juízes e Promotores convidados em um ambiente que retrata, com fidelidade, os tribunais judiciários, além de assistir a audiências nos Tribunais, em 1ª e 2ª Instâncias. A par disso, o aluno poderá estagiar em escritórios de advocacia e órgãos públicos.
O Núcleo de Prática Jurídica está voltado para o fortalecimento do vínculo teoria e prática do exercício profissional do aluno, uma vez que o aprendizado do Direito não se restringe à compreensão dos textos legais e doutrinários.
Núcleo de Prática Jurídica
npj.umesp@metodista.br
(11) 4366-5673
Considerando a importância dos Estágios Supervisionados para a vida profissional o vídeo procura trazer informações aos discentes do curso sobre o desenvolvimento e as peculiaridades destas atividades.
A Universidade Metodista possui uma Central de Estágios que possibilita o contato direto dos alunos com as empresas privadas, públicas, organizações sem fins lucrativos e órgãos de classe. A Central de Estágios está localizada no Campus Rudge Ramos – telefone/fax 4366-5617.
Monitoria 1° 2022:
Atividades complementares – 1º semestre de 2022
Peças Processuais
Relatórios de Audiências/Visitas
Planejamento de aulas
O curso de Direito da Metodista foi criado em 2000 por professores que idealizaram um modelo diferente dos tradicionais e aceitaram o desafio de formar alunos cada vez mais exigentes e preparados para as constantes mudanças de comportamento social. Foi autorizado pelo Parecer do Conselho Nacional de Educação nº 123/02, homologado em 17/04/02 e reconhecido pela Portaria nº 1.051 do Ministério da Educação, em 21/12/07.
Possui sala para Audiências Simuladas, Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e Escritório de Assistência Judiciária (EAJ), além de corpo docente composto por experientes professores doutores, mestres e especialistas qualificados, autores de publicações acadêmicas e atuação profissional efetiva para aperfeiçoar o conhecimento prático do aluno.
O curso também conta com Grupo de Pesquisa, Atividades Integradas, Grupos de Estudo, Revista Jurídica, Monitoria, Clínica Docente, Diagnóstico de Aprendizagem e Projetos de Extensão Universitária.
As atividades práticas, em conjunto com as audiências simuladas, são desenvolvidas em ambiente próprio, que possibilita aos alunos vivenciarem a relação entre teoria e prática, na Universidade.
A extensão, consolidada com o Escritório de Assistência Judiciária (EAJ), credenciado pelo OAB, possui parcerias, com o compromisso de oferecer aos nossos alunos variadas vivências e contribuir com a realização da justiça no âmbito social. Neste sentido, temos o convênio firmado com o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), nos termos da Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a Política Judiciária Nacional de tratamento dos conflitos de interesses, tendente a assegurar a todos o direito à solução dos conflitos por meios adequados à sua natureza e peculiaridade. Com isto, nossos alunos participam do atendimento no setor de solução de conflitos nas fases pré-processual e processual e setor de cidadania.
Aderimos, também, às Oficinas de Pais e Filhos, por meio do convênio firmado entre a UMESP e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para atuação no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de São Bernardo do Campo (CEJUSC), que têm sido realizadas no Campus Rudge Ramos da Universidade. Com orgulho, destacamos que somos a 4ª (quarta) Comarca a implementar o programa, no Estado de São Paulo. Com orgulho, destacamos que somos a 4ª (quarta) Comarca a implementar o programa, no Estado de São Paulo. A partir deste ano estamos atuando, também, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Diadema.
As atividades de extensão acontecem, ainda, por meio do Projeto Pós-Balsa, que tem como objetivo acompanhar uma equipe de Promotores de Justiça que promovem atendimento itinerante junto à população do bairro Pós-Balsa, em São Bernardo do Campo. Nossa participação possui relevância tanto para a extensão, por meio do atendimento itinerante das questões civis que podem ser atendidas pelo EAJ.
Também veiculamos orientações sobre a importância e aplicação da legislação no cotidiano da população, com temas analisados por professores e alunos na Rádio Sônica, em uma parceria com o curso de Rádio e TV da Universidade. São quatro inserções que vão ao ar às segundas-feiras no decorrer da programação. Para ouvir nosso programa, o “Fique Ligado com o Direito”, basta sintonizar na web rádio. O primeiro programa foi transmitido em 18 de outubro de 2016 com o tema Discriminação e Racismo.
Importante destacar que os Grupos de Estudos têm como objetos temáticas que propõem discussões de vanguarda aos alunos e permitem o aprimoramento dos conteúdos tratados em sala, inclusive com egressos.
A revista do Curso de Direito, criada em 2004, tem como finalidade contribuir para a análise e debate de temas jurídicos tradicionais e contemporâneos, necessários à formação de nossos alunos. Ela possui versão eletrônica e, a partir de 2009, as edições se tornaram temáticas, passando a acompanhar, em cada número, o tema escolhido pelo curso, por meio de sua Coordenação e Colegiado para ser objeto das discussões mais amplas durante um ano, que abrange, também, a programação da Aula Magna e da Semana Jurídica que acontecem, respectivamente, no primeiro e segundo semestre de cada ano. É um instrumento importante para a divulgação da produção de professores e alunos.
Os alunos do 7º ao 10º período participam do Diagnóstico de Aprendizagem (DA), para manter atualizados e presentes os conteúdos trabalhados durante o curso. Com plena consciência de que o curso de graduação deve preparar os alunos para a vida profissional, entendemos que é preciso, também, ter atividades relacionadas à preparação para os desafios da realização do Exame de Ordem e concursos. A realização acontece pelo Moodle, com questões extraídas do Exame de Ordem e concursos e a nota obtida pelo aluno é considerada como parte da nota da 2ª avaliação das disciplinas do semestre.
Importante destacar que o curso de Direito da Universidade Metodista de São Paulo é o 1º colocado entre as faculdades não-públicas da região do Grande ABC, no ranking de aprovados no Exame da OAB e possui o 2º lugar quando consideradas todas as IES da região.
As Atividades Interdisciplinares têm como objetivo a realização de ações que partem da concepção da necessidade de coesão entre saberes diferentes, de modo que diversas disciplinas estejam voltadas para o objetivo comum de conjugar formação técnica e geral. Ao conteúdo jurídico é acrescido o estudo de situações relacionadas ao desenvolvimento da reflexão sobre cultura em geral e ética.
No início de semestre o professor escolhe um Eixo Temático e os instrumentos utilizados para sua análise, tais como filmes, livros, artigos, música, poesia etc., que será tratado numa perspectiva interdisciplinar e em relação aos conteúdos programáticos ministrados. Assim, professores e alunos realizam esforços, fora do seu domínio próprio, e apresentam discussões sobre o tema escolhido relacionando-o à sua disciplina, visando a integração dos saberes jurídicos e aqueles relacionados à formação humanista obtendo, como resultado, o enriquecimento da formação. Esta prática está em consonância com o documento datado de dezembro de 2008, da lavra do Ministério da Educação, que insere entre os critérios necessários às atividades acadêmicas as práticas pedagógicas interdisciplinares e, busca, ainda, alinhar-se aos objetivos do ENADE, que propõe questões interdisciplinares.
Nosso sistema de realização de atividades interdisciplinares e integradas está em contínuo processo de elaboração, uma vez que é fundamental sua adequação e aperfeiçoamento, consideradas a modificação constante da realidade social, econômica e cultural e a necessária formação dos professores para sua execução.
Na Monitoria, professores e alunos atuam com a finalidade de abordar as experiências exigidas para atuação como docente. O aluno interessado na docência do ensino superior se inscreve no programa de Monitoria, oferecido semestralmente e assim, sob orientação do Professor Orientador, o aluno desenvolve atividades pertinentes à docência, analisando quais são as atribuições desempenhadas pelo docente junto ao professor orientador. O principal objetivo desta atividade é provocar o interesse do aluno, com vistas à promoção da vocação docente e, com isso, contribuir para o aperfeiçoamento da comunidade docente de nosso país.
O bacharel em Direito precisa adotar o processo de educação continuada. Após cinco anos de graduação, o aluno se torna um profissional na carreira escolhida e passa a atuar nos setores para os quais foi devidamente preparado. Em um mundo globalizado, o profissional da área jurídica deve ampliar o seu processo de conhecimento para continuar prestando serviços de qualidade à comunidade que busca assistência jurídica.
O bacharel em Direito tem espaço de atuação amplo e diversificado no mercado de trabalho. Além das carreiras jurídicas como Advogado, Juiz de Direito, Promotor de Justiça e Delegado de Polícia, ele pode concorrer para colocação em outras atividades públicas.
Este é um bom motivo para o vestibulando optar pelo curso de Direito da Metodista, uma vez que as muitas possibilidades de atuação no mercado de trabalho colaboram para o crescimento profissional.
Como muitos jovens talentos acabam se encaminhando para estágios em escritórios de advocacia, existem vagas disponíveis nas grandes empresas para quem tem talento e interesse em trabalhar nesse setor.
Mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Especialista em Gestão do Comportamento pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e em Direito Público pela Escola Paulista da Magistratura – EPM. Professor da Academia de Polícia de São Paulo e Professor Universitário.
Cursou graduação na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1993). Mestrado e Doutorado em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos (2006 e 2014). É professora, foi Coordenadora do Curso de Direito e, atualmente, é Diretora de Extensão e Ações Comunitárias da Universidade Metodista de São Paulo. Atua nas áreas de Direito do Consumidor e Direito de Família.
Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Doutorando em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Especialista em Política Internacional pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Advogado. Professor Universitário.
Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES. Especialista em Direito Processual pela Universidade Paulista – UNIP. Advogado. Professor. Orientador no Escritório de Assistência Judiciária (EAJ).
Mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Doutoranda em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Advogada. Professora Universitária.
Advogado. Professor Universitário.
Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES. Advogada. Professora Universitária.
Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES. Especialista em Direito Processual pela Universidade Paulista – UNIP. Advogada. Professora Universitária e Coordenadora do Escritório de Assistência Judiciária.
Mestre em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES. Advogada. Professora Universitária e Orientadora, conciliadora e mediadora no Centro Judiciário de Solução de Conflitos de São Bernardo do Campo – CEJUSC/SBC pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP.
Possui graduação em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2007), Pós-Graduação em Filosofia e História Contemporânea pela Universidade Metodista de SP. (2013), Pós-Graduação (especialização) em Gestão e Implementação de cursos EAD pela Universidade Federal Fluminense (2016). Atualmente é professora da Universidade Metodista de São Paulo, professor efetivo – Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e Supervisora de Estágio do curso de Ciências Sociais e orientadora de TCC. Ministra aulas de Filosofia, Sociologia e Antropologia nos cursos Relações Públicas, Rádio, TV e Internet, Recursos Humanos e Nutrição e Sociologia da Educação no curso de Pedagogia na Universidade Metodista de SP. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia.
Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007). Pós-Graduação em Direito Penal Econômico e Europeu e Pós-Graduação em Filosofia.
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2015) e graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2010). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário (Especialista pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2013).
Mestre em direito político e econômico e pós graduado em direito empresarial pela Universidade Mackenzie, advogado. Mediador credenciado pelo Ministério do Trabalho desde 2005. Mediador credenciado pelo TJSP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito empresarial e trabalhista, atuando principalmente nos seguintes temas: arbitragem, mediação, trabalho. Presidente fundador do TASP – Centro de Mediação e Arbitragem de São Paulo.
Mestre em Direitos Humanos da Criança e do Adolescente pela Universidade Bandeirante de São Paulo – UNIBAN. Especialista em Direito Civil pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – FDSBC. Advogado. Professor Universitário.
Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Advogada. Professora Universitária.
Possui doutorado em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá-PR (2016), mestrado em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (1999). Professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, economista da prefeitura São Bernardo do Campo na secretaria de Finanças. Atuou nas secretarias de finanças, desenvolvimento econômico e inclusão social na prefeitura de Santo André e ocupou o cargo de diretor do Departamento de Indicadores Sociais e Econômicos na secretaria de Orçamento e Planejamento Participativo da prefeitura de São Bernardo do Campo no período 2009-2012. Tem experiência na área de economia do bem-estar social, atuando principalmente nos seguintes temas: política econômica, distribuição de renda, economia regional, indicadores sociais e econômicos e finanças públicas.
Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. Professora Universitária.
Advogada. Mestre e Doutoranda em Função Social do Direito pela Faculdade Paulista de Direito (FADISP). Professora Universitária.
Doutor e Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Direito Ambiental pela Universidade de São Paulo. Membro permanente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP. É Conselheiro da ABLIRC – Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania. É membro consultor da Comissão do Acadêmico de Direito da OAB-SP. É Presidente da Comissão Científica da ADFAS – Associação de Direito de Família e Sucessões (Regional – ABCDMR). Advogado.
Com a finalidade de capacitar o aluno para o exercício profissional, o curso de Direito da UMESP possui o Núcleo de Prática Jurídica, composto de sala de prática jurídica, Tribunal do Júri, Salão Nobre com capacidade para 497 pessoas e Auditórios para palestras.
O aluno é motivado por meio da simulação de situações enfrentadas no dia a dia do advogado, que o desafiam à proposição de soluções e à redação do documento jurídico adequado a cada caso.
Participa, também, de audiências simuladas com Juízes e Promotores convidados em um ambiente que retrata, com fidelidade, os tribunais judiciários, além de assistir a audiências nos Tribunais, em 1ª e 2ª Instâncias. A par disso, o aluno poderá estagiar em escritórios de advocacia e órgãos públicos.
O Núcleo de Prática Jurídica está voltado para o fortalecimento do vínculo teoria e prática do exercício profissional do aluno, uma vez que o aprendizado do Direito não se restringe à compreensão dos textos legais e doutrinários.
Núcleo de Prática Jurídica
npj.umesp@metodista.br
(11) 4366-5673
Considerando a importância dos Estágios Supervisionados para a vida profissional o vídeo procura trazer informações aos discentes do curso sobre o desenvolvimento e as peculiaridades destas atividades.
A Universidade Metodista possui uma Central de Estágios que possibilita o contato direto dos alunos com as empresas privadas, públicas, organizações sem fins lucrativos e órgãos de classe. A Central de Estágios está localizada no Campus Rudge Ramos – telefone/fax 4366-5617.
Monitoria 1° 2022:
Atividades complementares – 1º semestre de 2022
Peças Processuais
Relatórios de Audiências/Visitas
Planejamento de aulas
O CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania é resultado da parceria firmada com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, onde a Universidade Metodista de São Paulo presta relevante atividade social à população de São Bernardo do Campo, alargando as fronteiras do acesso à justiça e, também, moldando os futuros profissionais do Direito que lá estagiam, lhes possibilitando as práticas jurídicas com relação às matérias do Direito Civil, principalmente nos temas pertinentes ao Direito das Famílias.
A comunidade carente encontra no CEJUSC um farol de esperança para a solução de desavenças familiares em âmbito extrajudicial e de forma totalmente gratuita. Por outro lado, os estudantes do Curso de Direito da Universidade Metodista de São Paulo se transformam em agentes de transformação social, adquirindo não apenas conhecimento teórico, mas vivenciando uma abordagem prática e humana para a resolução de conflitos comuns aos cidadãos.
O CEJUSC não se traduz apenas em pacificadoras salas de audiências; para nossos alunos representa um laboratório vivo onde a teoria se converte em ação, e o aprendizado transcende as paredes da sala de aula, enquanto o cidadão assistido tem a possibilidade de resolver suas pendências fora do âmbito judicial, sem o custo que lhe é próprio.
A conciliação é uma forma eficaz e compassiva de solucionar conflitos. A população atendida não é simplesmente um caso a mais a ser resolvido, mas indivíduos com histórias, necessidades e aspirações únicas. O CEJUSC não está limitado a ser unicamente um centro de resolução de litígios; é um catalisador de diálogos construtivos, um defensor permanente da equidade e um agente de transformação social pela pacificação.
Como divulgado no site do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, a Conciliação e Mediação judicial são métodos rápidos, fáceis e eficientes! Todos ganham! No NUPEMEC – conciliar@tjsp.jus.br podem ser resolvidos casos relativos à: • pensão alimentícia • guarda de filhos menores • divórcio • união estável • acidentes de trânsito • dívidas e cobranças • direito do consumidor • indenizações • contratos • aluguéis • condomínios • conflitos de vizinhança • reconhecimento de paternidade • questões com concessionárias de água, luz e telefone.
Seja você um estudante em busca de experiência transformadora, um cidadão em busca de resolução justa de conflitos, ou um observador admirando o impacto positivo provocado na comunidade, o CEJUSC é um testemunho vibrante do compromisso da Universidade Metodista de São Paulo com a excelência, ética e justiça social. Junte-se a nós nesta jornada, onde os conflitos se transformam em oportunidades de justiça, e a aprendizagem do Direito transcende aos limites convencionais.
Horário de Atendimento do CEJUSC
De 2ª a 5ª feira, 13h30 às 17h00
Endereço: Rua 23 de Maio, 107, São Bernardo do Campo – São Paulo Telefone: (11) 2845-9539 E-mail: cejusc.saobernardo@tjsp.jus.br
A Universidade Metodista de São Paulo abriga mensalmente, em suas dependências, a única Oficina Pais e Filhos da região. A Oficina é um programa educacional preventivo e multidisciplinar idealizado pelo CNJ – Conselho Nacional de Justiça, direcionado às famílias que enfrentam a fase de reestruturação familiar, motivada pela ruptura do laço conjugal dos pais, com o intuito de auxiliar todos os seus integrantes a superarem as eventuais dificuldades inerentes a esta fase, sem maiores traumas, sobretudo para os filhos.
Com motivação na cultura da paz, o objetivo dessas Oficinas é empoderar os pais que estejam em conflito em um procedimento conciliatório, fase pré-processual, para que tenham condições de protagonizar a solução de seus próprios problemas familiares, sem a necessidade de intervenção do Poder Judiciário.
O público-alvo é composto por pais e mães que apresentam algum conflito – jurisdicionalizado ou não – relacionado ao exercício da parentalidade (divórcio, dissolução de união estável, regulamentação ou alteração de guarda, regulamentação ou alteração de sistema de convivência etc.) e os respectivos filhos menores, de seis a dezessete anos de idade.
Durante as 4 horas de realização da Oficina, Conciliadores preparados palestram sobre os principais temas que afetam os pais em conflito, são apresentados slides e vídeos, questionamentos e discussões que lhes mostram o quanto estão prejudicando o emocional e psicológico de seus filhos.
Durante esse período, as crianças e adolescentes que acompanharam os pais são recepcionados em outros ambientes, acompanhados por pedagogos e psicólogos, brincando ou praticando atividades educativas em salas separadas por idade.
Oficina mensal, hospedada em:
Universidade Metodista de São Paulo – Campus Rudge Ramos
09641-000 – Rua Alfeu Tavares, 149 – SBC
Telefone: 4366-5818
Informações em: E-mail: cejusc.saobernardo@tjsp.jus.br
Fernando Shimidt de Paula
Alessandra Maria Sabatine Zambone
Fale conosco, queremos te auxiliar nesse processo.