Conforme deliberação do Colegiado de Curso em 2003, para obtenção do título de MESTRE em Psicologia da Saúde a partir do ano de 2004, exige-se a integralização de, no mínimo, 32 créditos em atividades acadêmicas:
Ementa: Histórico da psicologia da saúde. O modelo biomédico, a psicossomática e o modelo biopsicossocial de saúde. Conceitos de saúde e doença. Objetivos da psicologia da saúde. Cuidados de saúde primários. Promoção, proteção, prevenção e reabilitação da saúde individual e coletiva. Correlatos psicossociais da saúde. Fatores psicológicos e saúde. A interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade. Problemas de comunicação em saúde e suas consequências. Pesquisas contemporâneas em psicologia da saúde.
Ementa: Observação; hipóteses e a previsibilidade; controle; falseabilidade; generalização e a validade da investigação científica. Os delineamentos de investigação das ciências naturais e factuais. A ciência psicológica, a pesquisa e a validade de suas investigações. A elaboração do projeto de pesquisa segundo os delineamentos qualitativos e quantitativos. Fundamentos das pesquisas qualitativas e quantitativas. Os principais delineamentos de pesquisa em psicologia da saúde: o método de pesquisa experimental; os delineamentos de pesquisa epidemiológicos; o método clínico na investigação psicológica. A objetividade versus subjetividade. Ética na pesquisa.
Ementa: Escalas de mensuração. Distribuições de frequência para dados nominais, ordinais e intervalares. Quartil e percentil. Medidas de tendência central: moda, mediana e média. Medidas de variabilidade: amplitude, desvio médio e desvio-padrão. Curva normal e testes de normalidade. Amostras e amostragem. Testes de diferenças entre médias. Análise de variância. Correlação. Análise de regressão linear simples. Testes não paramétricos: Qui-quadrado, Fisher, Mediana, Mann-Witney, Qui-quadrado de Friedman, H de Kruskal-Wallis. Organização de banco eletrônico de dados. Análises estatísticas por meio de softwares estatísticos.
Ementa: A disciplina apresenta perspectivas de delineamento do método qualitativo considerando propostas teóricas de análises de dados compatíveis e aceitáveis ao desenho de investigação de cada pesquisador. Para tanto, ocorrerá discussões e reflexões sobre os diferentes tipos e possibilidades das técnicas de análises de dados, focadas, sobretudo nas descobertas de temas recorrentes e evidências de sentidos e significados, que podem ser realizadas por meio dos Métodos Clínicos, da Análise de Conteúdo, Análise de Discurso, Teoria Fundamentada em Dados (Grounded Theory), Análise Hermenêutico-Dialética e outras. Também serão consideradas nas etapas do processo de análises, Softwares como NVIVO, Atlas/ti e WordStart.
Estudos teóricos e metodológicos sobre temas relativos ao projeto da dissertação. Orientação e acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa para a produção da dissertação.
Estudos teóricos e metodológicos sobre temas relativos ao projeto da dissertação. Orientação e acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa para a produção da dissertação.
Para atender às exigências da CAPES para os Mestrandos e Doutorandos do Programa de PPG em Psicologia da Saúde relativas à formação do aluno, é exigido que tanto os Mestrandos quanto os Doutorandos do Programa realizem um semestre letivo, durante o primeiro ou o segundo semestre do curso Estágio em Docência na graduação ao qual são atribuídos dois (02) créditos, desde que o relatório do estágio receba avaliação suficiente do professor-orientador. Os dois (02) créditos atribuídos não são computados para integrar os 32 créditos exigidos em atividades acadêmicas para o Mestrado e aos 48 créditos para o Doutorado. Alunos que tenham experiência docente poderão ser dispensados do estágio docência, desde que apresentem à Secretaria do Programa documentos que a comprovem e tenham seu pedido de dispensa aprovado pelo Colegiado do Programa. Aos alunos dispensados do estágio docência não serão atribuídos os dois (02) créditos.
O Colegiado do PPGPS estabelece como norma do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde, que os alunos ingressantes a partir do 1º semestre de 2021, são obrigados a apresentar o comprovante de aceite de um artigo e/ou o artigo publicado, sobre a dissertação ou parte dela em coautoria com o orientador.
Somente serão considerados aceites e/ou artigo publicado em revistas na área da Psicologia ou de áreas afins (sob avaliação do Colegiado de Curso do Programa) classificadas na Psicologia com Qualis acima de B3 ou com JCR a ser aprovado pelo Colegiado.
O mestrando tem como atividade obrigatória participar de equipes de projetos de pesquisa do Programa. Portanto, todos os alunos têm a oportunidade de coatuar, junto ao seu orientador ou outro docente, como professor, no ensino da pesquisa junto aos alunos de graduação. Para realização destas atividades compartilhadas são utilizadas as instalações e os recursos de informática instalados nos três laboratórios do Programa, bem como os serviços de orientação em estatística prestados pela professora especialista e contratada para esse fim.
Dissertação: 2 créditos
OBS: As disciplinas eletivas (12 créditos) estão listadas ao final da estrutura do doutorado, pois são comuns a ambos os cursos.
Conforme Regulamento de Pós-Graduação Stricto, Resolução do CONSUN nº 43/14 e Proposta de Doutorado aprovada pela CAPES em 2014, para obtenção do título de DOUTOR em Psicologia da Saúde, exige-se a integralização de, no mínimo, 48 créditos em atividades acadêmicas:
Ementa: Análise e reflexão dos aspectos básicos da problemática de pesquisa e da elaboração do projeto de pesquisa. As questões de ordem teórica que envolvem a pesquisa. A elaboração de projetos de pesquisa.
Ementa: Análise teórico-metodológica em psicologia da saúde, tendências atuais. Pesquisa e atuação na área. Representações sociais de saúde e doença. Comportamento e saúde. Pesquisa psicológica em instituições de saúde e na comunidade. Fatores sociais, condutas protetivas e de risco.
Ementa: Contextualização histórica dos métodos qualitativos em psicologia da saúde. O problema da cientificidade na pesquisa acadêmica. A caracterização do objeto de pesquisa no campo da psicologia da saúde e da doença. Propriedades da pesquisa lógico formal e informal. Adequação de métodos e teorias. Variedade de abordagens e métodos na investigação qualitativa. Posições teóricas fundamentais; interacionismo simbólico, a etnometodologia e o enquadramento cultural da realidade social e subjetiva; modelos estruturalistas. Métodos Indutivos e dedutivos.
Ementa: Visão global das análises estatísticas multivariadas. Poder do teste. Regressão linear múltipla: pressupostos, tipos e interpretação dos resultados. Análise de componentes e análise fatorial: pressupostos, fatorabilidade da matriz, variáveis e fatores, métodos de extração e de rotação, cargas de dos itens, número de componentes e/ou de fatores, consistência interna, interpretação dos indicadores da ACP e da AFE/AFC.
Ementa: Trabalho de pesquisa sob a orientação de um professor. Conteúdo variável de acordo com o tema de pesquisa e de interesse do professor e do aluno.
Ementa: Estudos teóricos e metodológicos sobre temas relativos à tese. Orientação e acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa para a produção da tese.
Para ingressantes até 2018, apresentação de aceite ou publicação de 1 artigo. Para ingressantes a partir de 2019, apresentação de aceite ou de publicação de dois artigos oriundos do trabalho de tese em revistas da área da Psicologia ou de áreas afins (sob avaliação do Colegiado de Curso do Programa), sendo pelo menos um deles em coautoria com o orientador, e classificadas na Psicologia com Qualis acima de B3 ou com JCR a ser aprovado pelo Colegiado. Os comprovantes deverão ser entregues durante o curso ou no ato da solicitação de apresentação da tese.
Os trabalhos deverão ser entregues no período do curso em andamento, ou no ato da solicitação de apresentação da tese. Não são aceitos trabalhos em eventos regionais ou locais.
Para atender às exigências da CAPES para os Doutorandos e do Programa de PPG em Psicologia da Saúde relativas à formação do aluno no que tange ao estágio de docência na graduação, será exigido que tanto os Mestrandos quanto os Doutorandos do Programa realizem um semestre letivo, durante o primeiro ou o segundo semestre do curso, ao qual serão atribuídos dois (02) créditos, desde que o relatório do estágio receba avaliação suficiente do professor-orientador. Os dois (02) créditos atribuídos ao estágio docência não poderão ser computados para integrar os 30 créditos exigidos em atividades acadêmicas para o Mestrado e aos 48 créditos para o Doutorado. Alunos que tenham experiência docente poderão ser dispensados deste Estágio, desde que apresentem à Secretaria do Programa documentos que a comprovem e tenham seu pedido de dispensa aprovado pelo Colegiado do Programa. Aos alunos dispensados não serão atribuídos os dois (02) créditos.
Defesa da tese: 3 créditos
– Linha: Processos Saúde-Doença e Psicofisiologia
Ementa: Análise aprofundada de conteúdos sobre fenômenos de saúde-doença, com ênfase em temáticas contemporâneas.
Ementa: Análise aprofundada de conteúdos em psicofisiologia, com ênfase em temáticas contemporâneas.
Ementa: Evolução e anatomia comparada do sistema nervoso dos vertebrados. Circuitos de projeção e fisiologia de larga-escala do encéfalo. Psicologia descritiva da atenção, pensamento, detecção, emoção e volição. Relações encéfalo-mente. Estudos eletrofisiológicos e metabólicos de processos mentais: crítica dos potenciais e limitações dos métodos. Desenho de tarefas experimentais. Crítica ao funcionalismo psicológico. Nova localização de função. Aplicações de conhecimentos anatomofisiológicos à Psicologia da Saúde.
Ementa: Fundamentos da investigação psicológica e neuropsicológica. Atuação prática e pesquisa em relação aos transtornos mentais, a violência repercussões clínicas forenses.
Ementa: Delimitação dos objetos da Psicofisiologia. Estudo fisiológico de processos psíquicos. Anatomia de circuitos de projeção e fisiologia de larga-escala do encéfalo. Formulação de hipóteses de relações entre o encéfalo e o funcionamento mental. Estudo eletrofisiológico da atenção e detecção. Desenho de tarefas experimentais. Análise de campos eletromagnéticos associados ao comportamento. Outras técnicas de avaliação psicofisiológica. Fronteiras de avanço em Psicofisiologia. Aplicações da Psicofisiologia à Psicologia da Saúde.
Ementa: Aspectos históricos do uso de substâncias psicoativas. Conceitos básicos de Psicofarmacologia. Fatores psicológicos e socioculturais envolvidos no consumo de drogas. A família do dependente de drogas e outros grupos de referência. Aspectos psicodinâmicos, mecanismos de defesa, e transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas. Intervenções clínicas: internação hospitalar, psicoterapias, farmacoterapia, orientação familiar e grupos de autoajuda. Políticas públicas nas áreas de educação, prevenção e tratamento de dependência de drogas.
Ementa: Fundamentos de grupalidade. Processo grupal. Aspectos históricos da organização social do grupo familiar. A Educação para a saúde no âmbito grupal e institucional. Aspectos psicológicos da organização familiar. Abordagem psicanalítica da dinâmica familiar. Abordagem relacional sistêmica da Família. Conflitos, sintomas e fatores de proteção familiar. Introdução a grounded theory. Estudo de parentalidade em risco: comportamento parental e maltrato; toxicodependência; mães com HIV; transtornos mentais.
Ementa: Estudo dos modelos fatoriais e das dimensões da Personalidade. O modelo psicobiológico do temperamento e caráter. Neuroticismo e vulnerabilidade à saúde.
Ementa: Aspectos históricos e desenvolvimento das noções de saúde, doença e sofrimento mental. Origem e transformações dos principais modelos psicopatológicos. Critérios de normalidade e anormalidade psicológica. Políticas de atenção à saúde e suas implicações sociais, psicológicas e éticas. Estudo dos principais modelos teóricos dos sintomas, dos transtornos mentais e do comportamento. Métodos epidemiológico e clínico em saúde. Projetos de pesquisa e de intervenção promotoras de saúde no campo do pathos.
Ementa: Violência em populações vulneráveis. Violência e relações de gênero versus estágios de desenvolvimento. Vulnerabilidade e funcionamento social, cultural, político e econômico na produção de subjetividades. Intervenções de profissionais de saúde no campo assistencial, judicial e da saúde a partir das prerrogativas do SUS e dos Direitos Humanos.
Linha: Saúde, Violência e Adaptação Humana
Ementa: Análise aprofundada de conteúdos da psicologia da saúde, com ênfase em temáticas contemporâneas.
Ementa: Análise aprofundada de conteúdos sobre violência e adaptação humanas, com ênfase em temáticas contemporâneas.
Ementa: Fundamentos Psicométricos da construção de escalas de medida em Psicologia da Saúde: importância da base teórica, formatação dos itens, provas de validade e fidedignidade. Critérios para escolha de escalas para diagnóstico e pesquisa. Escalas utilizadas em Psicologia da Saúde.
Ementa: Estrutura da Assistência à Saúde Pública e Suplementar no Brasil e em outros países. Humanização da assistência à Saúde, conceito de humanização, origem e evolução deste conceito. O que é preconizado no Brasil hoje, o que as pesquisas e práticas indicam sobre humanização. Como a psicologia, suas técnicas, métodos e modelos de intervenção podem contribuir para o processo de humanização da assistência à saúde no Brasil.
Ementa: Análise dos contextos urbanos nas violências e vulnerabilidades no Brasil contemporâneo. Pesquisas psicológicas e intervenções com grupos populacionais e individualidades nestas circunstâncias. Consequências para a saúde da violência e vulnerabilidade. Políticas Públicas neste contexto.
Ementa: Processos de promoção de saúde e suas vicissitudes nas diferentes etapas do ciclo da vida. Psicologia da Saúde e Psicologia do Desenvolvimento Humano: aproximações e diálogos possíveis. Saúde como forma de adaptação e enfrentamento dos eventos ao longo do ciclo vital. Fatores de promoção de saúde em diferentes contextos e sua influência nos indivíduos e instituições. Pesquisas contemporâneas em promoção de saúde e desenvolvimento humano nos cenários nacionais e internacionais.
Linha: Trabalho, Organizações e Saúde
Ementa: Análise aprofundada de conteúdos da psicologia organizacional, com ênfase em temáticas contemporâneas de interface com a Psicologia da Saúde.
Ementa: Análise aprofundada de conteúdos de saúde no trabalho, com ênfase em temáticas contemporâneas que demonstrem intersecções com a Psicologia da Saúde.
Ementa: Elaboração de pesquisa autoral no formato de produto acadêmico, científico e tecnológico. Discussão de referências bibliográficas concernentes aos delineamentos e análises quantitativas descritivas, inferenciais univariadas e bivariadas, multivariadas e computacionais. Análise de dados em softwares com implementação de algoritmos estatísticos e computacionais. Redação científica, pareceres, revisões e outros tipos de relatórios quantitativos de natureza técnico-científica e tecnológica em Psicologia da Saúde.
Disciplinas eletivas do Núcleo Comum dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu na UMESP podem ser cursadas para Mestrado e Doutorado. São oferecidas por um núcleo comum da universidade:
Ementa: Inicia-se com uma análise do fenômeno educativo na perspectiva de evidenciar sua complexidade e de mostrar a necessidade da fundamentação pedagógica para a docência no ensino superior. Em seguida identificam-se alguns dos fundamentos filosóficos que determinam a constituição de uma concepção pedagógica e também de um projeto político-pedagógico, ao mesmo tempo em que se explicita como, a partir destes mesmos fundamentos, se constrói uma proposta curricular. Assume-se então como objeto de análise a trajetória formativa dos participantes do grupo, com o objetivo de verificar como suas experiências escolares, ainda que esquecidas, são determinantes no posicionamento pedagógico de cada um. Finalmente, estudam-se alguns aspectos da relação pedagógica no ensino superior bem como algumas estratégias de trabalho pedagógico e possíveis formas de avaliação do trabalho discente.
Ementa: A partir de uma visão histórico-sociológica que contextualiza os locais de produção das ciências humanas e sociais, o curso apresenta uma discussão epistemológica considerando dois eixos: a complexidade e a multirreferencialidade. Espera-se, no final do curso, que aluno consiga fazer uma leitura crítica de sua própria concepção de ciência além de se apropriar de novas referências que auxiliem a definir suas opções metodológicas na pesquisa acadêmica.
Ementa: Esta disciplina dedica-se ao estudo de conceitos básicos da pesquisa quantitativa, tais como: objetivos, variáveis, hipóteses, níveis de mensuração das variáveis e operações matemáticas possíveis. Também problematiza o campo conceitual/teórico como base para a pesquisa quantitativa e o seu papel na produção de conhecimento em ciências humanas e sociais. A partir deste campo conceitual tratará das técnicas de coleta de dados quantitativos, tais como: planejamento da coleta de dados, escolha ou elaboração e aplicação das técnicas, entre outras. Os estudos teóricos e as técnicas de coleta de dados convergirão para a organização de um banco eletrônico de dados por meio do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), com as seguintes características: planejamento, identificação do nível de medida das variáveis, inserção de dados e a criação de novas variáveis nas planilhas eletrônicas. Serão abordados ainda cálculos de estatísticas descritivas realizadas por meio do SPSS, tais como frequências, percentuais, medidas de tendência central e de dispersão, bem como índices de correlação. Os resultados quantitativos serão ilustrados através da elaboração de tabelas, quadros e figuras. O encerramento da disciplina dar-se-á através de um retorno ao campo conceitual/teórico, através da apresentação e interpretação de resultados quantitativos e a discussão das conclusões acerca de resultados de pesquisas quantitativas.
Ementa: Esta disciplina pretende estimular o diálogo e a parceria entre dois ou mais Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, através da identificação e o aprofundamento de temas e problemas convergentes e comuns às diferentes áreas do conhecimento. Pode ser proposta por dois ou mais docentes de diferentes programas e requer a matrícula de pelo menos cinco alunos de cada programa proponente. A ementa específica, o conteúdo programático e a bibliografia variam de acordo com a temática proposta.
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde – Mestrado e Doutorado – tem a Psicologia da Saúde como área de concentração. Visando atingir seus objetivos de capacitar novos pesquisadores e docentes em Psicologia da Saúde e de levantar novas questões, aprofundar e refletir sobre os conhecimentos da psicologia que visem contribuir para a promoção e a proteção da saúde em todos os contextos, para prevenção e tratamento de doenças e todos os tipos de comportamentos e disfunções relacionados, as atividades do programa estão orientadas por três Linhas de Pesquisa: Processos Saúde-Doença e Psicofisiologia; Saúde, Violência e Adaptação Humana e Trabalho, Organizações e Saúde.
Essas linhas se assentam nas perspectivas da Psicologia da Saúde que visam à prevenção-tratamento de doenças e à proteção-promoção da saúde nos variados contextos. As três linhas de pesquisa estão assim definidas:
Processos Saúde-Doença e Psicofisiologia: desenvolve estudos no âmbito da consciência, dos afetos, da cognição, dos mecanismos neurofisiológicos e do comportamento. Neste contexto, fomentam-se pesquisas com ênfase na promoção, proteção, prevenção de riscos e de agravos à saúde de acordo com os eixos temáticos: processos psicossociais e saúde; psicopatologia, grupalidade e saúde; avaliação da personalidade; neuropsicologia, saúde mental e violência; consciência, atenção e neuroeletrofisiologia.
Saúde, Violência e Adaptação Humana: Dedica-se ao estudo e à investigação de fatores de risco e de proteção envolvidos nas situações de violência, tanto na perspectiva do agressor quando da vítima; investiga ainda conflitos e fatores de crise e adaptação humanas. Mais especificamente, procura examinar gênero, relações materno/paterno infantil, familiares e institucionais relacionadas à crise e à violência, bem como aqueles fatores que envolvem a proteção e restauração dos processos salutares.
Trabalho, Organizações e Saúde: Estuda características dos indivíduos, do trabalho e das organizações para predizer e proagir na gestão do comportamento e das organizações, visando o bem-estar do ser humano, de grupos e da organização. Investiga os níveis de análise individual, grupal e sistêmico, e suas dimensões dinâmicas. Examina processos de saúde e adoecimento psíquicos, vínculos que articulam pessoas e bem-estar, comportamentos individual, social e organizacional, poder e justiça organizacionais, conflitos grupais, violência, exclusão e movimentos sociais. Inscreve-se no campo do conhecimento e adota orientações teóricas da Psicologia Social e Organizacional, em interface com outras áreas das Ciências Humanas. Utiliza abordagens metodológicas quantitativas e qualitativas.
Fale conosco, queremos te auxiliar nesse processo.