PARFOR

Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica – PARFOR

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, a CAPES – Departamento de Educação Básica, órgão do Governo Federal ligado ao MEC, em colaboração com o Fórum Estadual de Apoio à Formação de Professores do Estado de São Paulo e Instituições de Ensino Superior (IES), bem como, de modo especial, com o apoio das respectivas Prefeituras Municipais/Secretarias de Educação, oferece cursos públicos gratuitos em IES credenciadas pelo MEC e pela CAPES para esse programa.

A partir de 2013, a Universidade Metodista de São Paulo está credenciada para participar do PARFOR, oferecendo cursos presenciais de Primeira Licenciatura e Formação Pedagógica, contando com turmas implantadas e em funcionamento de cursos Pedagogia-PARFOR e Formação Pedagógica-PARFOR, formadas por professores-alunos e professoras-alunas, docente em exercício das Redes Públicas de Educação Básica, que recebem sua formação acadêmica com base na proposta curricular dos cursos da Metodista já reconhecidos e avaliados pelo MEC com conceito 4, ministrados por professores-docentes da Metodista.

Atendendo à exigência da CAPES de que as turmas do PARFOR sejam formadas de modo independente das demais turmas, como programa emergencial para suprir as necessidades de formação docente do pessoal já em exercício no ensino público, a oferta desses cursos na Metodista permite que sejam atendidas as peculiaridades e o potencial de turmas formadas por professores e professoras com maturidade, prática acumulada e já dedicados ao enfrentamento dos desafios cotidianos.

Na Metodista, o PARFOR conta com o apoio de toda a equipe que assessora todos os cursos da Metodista, desenvolvendo há muitos anos a inclusão plena, processos de avaliação dos cursos e dos docentes ministrantes, visando à melhoria constante da qualidade acadêmica e da convivência humana no interior da Instituição, mantendo-se o constante compromisso regional.

A merecer ainda destaque, o PARFOR conta com o acompanhamento permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Metodista (http://www.metodista.br/poseducacao/), que oferece Mestrado Acadêmico em Educação e Doutorado em Educação, completando 16 anos de existência em 2015, incluindo envolvimento direto de seus docentes em aulas e atividades.

No Congresso Científico Metodista, os professores-alunos e as professoras-alunas poderão se inscrever para apresentar as pesquisas a que vêm se dedicando já com vistas a seu Trabalho de Conclusão de Curso. A condição para inscrição é que estejam matriculados no PARFOR, seja da Metodista, seja de outra IES, pois serão todos e todas bem-vindas!

PIBID

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID

  • Iniciativa é parte de programa do Ministério da Educação, coordenado pela CAPES
  • Estudantes de Licenciaturas, professores e alunos de escolas públicas serão atendidos pela Metodista, valorizando a Educação Básica

Para o fortalecimento do quadro docente do Brasil, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) mantém o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O programa é uma oportunidade para que estudantes de Licenciatura possam vivenciar a prática de atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica, tendo assim enriquecido sua formação e currículo, além de aprimorar a qualidade das escolas, como esforço nacional.

O objetivo desse projeto do Governo Federal, ligado à “Nova CAPES”, iniciada em 2007, não está voltado apenas ao Ensino Superior, mas também para a Educação Básica. Além disso, os estudantes receberão a supervisão de docentes das escolas públicas nessas atividades de iniciação à docência, num processo de enriquecimento mútuo entre a nossa Universidade e as Escolas de Ensino Fundamental e Médio, das redes estadual e municipal das cidades envolvidas.

A Metodista teve nove subprojetos aprovados no programa, que contempla 335 bolsas entre estudantes de Licenciaturas (270), docentes das escolas públicas (54) que atuarão como supervisores da iniciação à docência, e professores da Metodista, que já estão atuando como coordenadores institucionais do projeto (2) e de subprojetos (9).

“Essas bolsas são relevantes porque, além do auxílio pecuniário, pago diretamente a cada bolsista, representam uma distinção meritória, pelo envolvimento nessa prioridade nacional voltada para a promoção da qualidade da educação e da formação docente, bem como de integração entre a Universidade e a Educação Básica. Ou seja, além de um apoio ao orçamento do estudante e do docente, será um marco no currículo de cada um dos envolvidos”, explica a professora Roseli Fischmann, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Instituição.

Inserção regional

A iniciativa partiu do Programa de Pós-Graduação em Educação stricto sensu da Metodista (Mestrado e Doutorado), que faz a coordenação institucional do projeto, além da assessoria permanente, tudo com apoio da Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e da Pró-reitoria de Graduação. Esse detalhe reforça ainda mais a relevância do projeto, por demonstrar que a atenção à qualidade da Educação Básica é tarefa de todos, envolvidos na docência, pesquisa e extensão.

O projeto da Instituição abrange sete escolas municipais de Mauá, onde se localiza um dos polos de Educação a Distância da Metodista, envolvendo assim também essa modalidade de ensino, além de oito escolas municipais e sete estaduais de São Bernardo do Campo.

“O Pibid reforça a inserção regional da Metodista em dois aspectos. Primeiro, fortalecendo o compromisso da Universidade com a Educação da região e, por outro lado, com o reconhecimento do MEC da qualidade dos docentes e dos projetos dos programas de Licenciaturas e Stricto Sensu em Educação”, disse o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da Instituição, professor Fabio Josgrilberg.

Valorização do magistério e educação básica

O total de 270 bolsas dedicadas aos estudantes é destinado aos alunos de Pedagogia (presencial e EAD), Letras (presencial Português e EAD Espanhol), Matemática (presencial), Educação Física (presencial), Ciências Sociais (EAD), Filosofia (presencial) e Ciências Biológicas (presencial), que atuarão em uma das escolas parceiras, localizadas nos dois municípios.

Pibid tem o objetivo de investir na valorização do magistério e qualidade da educação básica brasileira, incentivando os jovens a reconhecerem a relevância social da carreira docente, promover a interação entre escolas e instituições formadoras e contribuir para elevar a qualidade dos cursos de formação de educadores e o desempenho das escolas nas avaliações nacionais.

O edital para abertura de inscrições para os estudantes será divulgado ainda no mês de julho. Os interessados poderão desde já enviar e-mail ao coordenador do curso de Licenciatura em que está matriculado, para indicar seu interesse, bem como devem ficar atentos ao Portal da Metodista e às mensagens que poderão chegar pelo SIGA e por seus e-mails.

Os professores das escolas municipais e estaduais envolvidas receberão informação por intermédio das respectivas Secretarias de Educação do Estado de São Paulo, e dos Municípios de Mauá e de São Bernardo do Campo sobre a inscrição, assim como no Portal da Metodista.

Os e-mails para manifestação de interesse devem ser enviados para o curso específico, conforme os seguintes endereços:

Pedagogia

Pedagogia-EAD

Filosofia

Letras

Letras-EAD-Espanhol

Ciências Sociais-EAD

Matemática

Ciências Biológicas

Educação Física

Nova CAPES

A Nova CAPES foi criada mediante Projeto de Lei, encaminhado ao Congresso Nacional por iniciativa do Governo Federal, na gestão do presidente Lula. Como informa o site da CAPES (http://capes60anos.capes.gov.br/): “Em 2007, o Congresso Nacional aprova por unanimidade a Lei n° 11.502, que cria a Nova Capes. Além de coordenar o alto padrão do Sistema Nacional de Pós-Graduação brasileiro, a Capes passa a induzir e fomentar a formação inicial e continuada de professores da educação básica.

PIBIC

Programas – Pós-Graduação e Pesquisa

A Universidade Metodista de São Paulo foi contemplada no ano de 2003 com dez bolsas de Iniciação Científica oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), denominado de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) . Por sua vez, a Universidade oferece doze bolsas como contra-partida às bolsas do CNPq-PIBIC, como forma de motivação para a pesquisa. As bolsas da Instituição estão vinculadas aos mesmos critérios estabelecidos pelo CNPq, salvaguardadas as especificações dos procedimentos internos da Metodista. As vinte e duas bolsas são direcionadas para alunos dos cursos de Graduação, visando a inserção na área de pesquisa, que não pode estar indissociabilizada com as áreas de ensino e extensão. A pesquisa quer ser um incentivo ao alunode graduação contribuindo para a criatividade na vida acadêmica, desde a primeira etapa da formação no contexto universitário.

A atribuição, o acompanhamento e a tramitação das bolsas são realizados pelo Comitê Interno do CNPq-PIBIC/Metodista, tendo a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa uma responsabilidade direta sobre o encaminhamento do processo. São duas instâncias específicas, uma que diz respeito aos procedimentos internos do Comitê e outra que se refere aos encaminhamentos externos (solicitação para a bolsa, acompanhamento etc). Para compreensão dos trâmites para aquisição das bolsas são apresentados os seguintes textos para conhecimento e preenchimento, quando necessários:

Editais – 1º semestre de 2025

As inscrições para o primeiro semestre vão de 25 de março a 25 de junho.

Comunicamos que as inscrições para o primeiro semestre de 2025 das bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq estarão abertas de 25 de março a 25 de junho.  
Para participar do processo seletivo, enviar os seguintes documentos o mais breve possível para o Email: pibic@metodista.br

Confira

Documentos para inscrição

Clique aqui e confira a documentação detalhada para a inscrição.

Formulários externos

Os formulários externos são os documentos que devem ser conhecidos e preenchidos, quando necessários, pelos solicitantes das bolsas. São vários textos específicos para cada momento do processo:

Formulários internos

São os documentos utilizados especificamente pelo Comitê Interno do CNPq-PIBIC/Metodista, para avaliação das diversas etapas de acompanhamento dos projetos e suas respectivas bolsas:

Concessão de Bolsas de Iniciação Científica – Uso exclusivo do Comitê Interno/Externo

Avaliação de Relatórios Parciais dos Bolsistas – Uso exclusivo do Comitê Interno

Avaliação de Relatórios Finais dos Bolsistas – Uso exclusivo do Comitê Interno

Aquisição das bolsas CNPq-PIBIC/Metodista

Documentação para a aquisição de bolsas, lembrando a importância do conhecimento dos prazos e procedimentos estabelecidos para cumprimento de cada etapa do processo. O não cumprimento dos prazos e procedimentos previamente apresentados inviabiliza a possibilidade de solicitação da bolsa.

Mais informações
E-mail: pibic@metodista.br
Tel.: 4366-5064/5814

Comitê Interno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Metodista:

PIBITI

Programas – Pós-Graduação e Pesquisa

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Objetivos

  • Contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação;
  • Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País, e
  • Contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.

Formulários externos

Os formulários externos são os documentos que devem ser conhecidos e preenchidos, quando necessários, pelos solicitantes das bolsas. São vários textos específicos para cada momento do processo:

Formulários internos

São os documentos utilizados especificamente pelo Comitê Interno do CNPq-PIBIC/Metodista, para avaliação das diversas etapas de acompanhamento dos projetos e suas respectivas bolsas:

Conheça os projetos aprovados – Bolsa PIBITI

 

FUNTTEL

Programas – Pós-Graduação e Pesquisa

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI /Funttel oferece bolsas financiadas pelo Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) nas seguintes áreas: Telecomunicações, Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos, Metodologia e Técnicas da Computação e Sistemas de Computação.

Formulários externos

Os formulários externos são os documentos que devem ser conhecidos e preenchidos, quando necessários, pelos solicitantes das bolsas. São vários textos específicos para cada momento do processo:

Formulários internos

São os documentos utilizados especificamente pelo Comitê Interno do CNPq-PIBIC/Metodista, para avaliação das diversas etapas de acompanhamento dos projetos e suas respectivas bolsas:

Conheça os projetos aprovados – Bolsa PIBITI/FUNTTEL