Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu são oferecidos sob a supervisão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, com o objetivo de contribuir para o processo de capacitação acadêmico-científico de professores e pesquisadores. São definidos como, Mestrado e Doutorado, e têm por finalidade:
- Promover a formação científica aprofundada de professores e pesquisadores para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e profissionais de alto nível;
- Desenvolver estudos sistemáticos e pesquisa avançada nas diversas áreas de concentração;
- Estimular a produção científica.
As atividades de Pós-Graduação Stricto Sensu, na Universidade Metodista, foram oficialmente instituídas em fevereiro de 1979, com a aprovação do Regimento pelo Conselho Federal de Educação.
Integram o ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu os seguintes Programas:
- Pós-Graduação em Administração – início em 2005
- Pós-Graduação em Ciências da Religião – início em 1979
- Pós-Graduação em Comunicação Social – início em 1978
- Pós-Graduação em Educação – início em 1999
- Pós-Graduação em Psicologia da Saúde – início em 1978
Os Programas de Pós-Graduação são regidos pelo Regulamento de Pós-Graduação Stricto Sensu e atendem os requisitos enumerados pela Resolução CNE-CES nº 01, de 03/04/2001.
Os Programas de Pós-Graduação se submetem à avaliação sistemática da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, sendo recomendados pela CAPES na última avaliação avaliação Quadrienal 2017 e reconhecidos pelo MEC, através da Portaria nº 656 de 22/05/2017, publicada no D.O.U 23/05/2017.