Fé e Aprendizagem: Um Caminho de Integração na Universidade Metodista

A Universidade Metodista de São Paulo dá início a um novo e significativo movimento institucional: a integração entre fé e aprendizagem. Mais do que um projeto acadêmico, trata-se de uma jornada espiritual e formativa que convida toda a comunidade universitária — professores, coordenadores, diretores e colaboradores — a refletir sobre o papel da fé cristã no cotidiano do ensino, da pesquisa e da gestão universitária.

Inspirada por experiências bem-sucedidas em instituições confessionais como a Universidade UniEvangélica e a FADMINAS, essa proposta tem como ponto de partida a convicção de que a educação plena não pode se restringir ao conhecimento técnico e científico. É preciso reconhecer, valorizar e integrar a dimensão espiritual do ser humano, compreendendo que fomos criados à imagem e semelhança de Deus, com uma alma vivificada pelo sopro divino.

Sob a orientação do Bispo e Professor Kevin Manoia, que tem conduzido formações profundas e provocadoras junto à nossa comunidade acadêmica, somos convidados a revisitar nossas práticas pedagógicas e administrativas a partir de perguntas essenciais, como:

“Como meu entendimento de Deus influencia o entendimento da minha disciplina?” “Como minha fé em Deus transforma o modo como ensino, aprendo e me relaciono com o conhecimento?” “Como minha atuação profissional revela — ou desafia — minha compreensão sobre Deus e sobre minha própria fé?”

Essas provocações têm motivado um diálogo fecundo entre espiritualidade e ciência, entre razão e transcendência, entre vocação profissional e missão de vida. O modelo que estamos implantando propõe que as ações universitárias possam revelar traços do Deus Criador e do Cristo Redentor, permitindo que estudantes e docentes reconheçam a presença divina não apenas em espaços de culto, mas no coração da atividade acadêmica.

Todo esse movimento tem sido construído com o objetivo de implantar, de forma concreta e significativa, a integração entre fé e aprendizagem para os nossos alunos da graduação, da pós-graduação lato sensu e stricto sensu. No segundo semestre de 2025, diversas ações estão previstas para envolver ativamente os estudantes nesse processo, fortalecendo o compromisso confessional da universidade e garantindo que essa vivência da fé ocorra de maneira integrada, participativa e transformadora.

Convidamos toda a comunidade acadêmica a conhecer mais sobre essa proposta e a participar ativamente da construção desse novo tempo na Universidade Metodista. Este é um movimento profundamente alinhado com a missão institucional de oferecer uma educação inovadora e de qualidade, capaz de transformar realidades e contribuir para a formação integral do ser humano, fundamentada em valores éticos e cristãos metodistas.

É também uma expressão viva da nossa visão institucional, que busca promover, na perspectiva do anúncio do Reino, uma educação de excelência, humanizada, inovadora e reconhecida por sua relevância social, comprometida com a transformação dos estudantes e da sociedade.

E, sobretudo, é um chamado à vivência dos valores que desde o século XVIII marcam o projeto educacional metodista:

  • o desenvolvimento da consciência crítica, da justiça e da solidariedade;
  • a prática reflexiva com base em fundamentos ético-cristãos;
  • a inovação comprometida com o bem comum e com a construção cidadã do conhecimento.

A Universidade Metodista de São Paulo segue fiel à sua vocação: educar com excelência, inspirar com fé, transformar com amor.