Câmara de São Bernardo homenageia a Universidade Metodista de São Paulo pelo Dia da Reforma Protestante
A Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) foi destaque em sessão solene realizada na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo em celebração ao Dia da Reforma Protestante, no dia 31 de outubro de 2025. A homenagem ressaltou a contribuição histórica e educacional da instituição para o desenvolvimento do município e da região do ABC.
Representando a Reitoria e a Universidade, a Pastora Angela Aparecida R. Ribeiro participou da cerimônia e apresentou o texto “Reforma Protestante e Educação”, produzido pelo Reitor, Prof. Ismael Forte Valentin, que está disponível na íntegra abaixo. Durante o evento, ela recebeu oficialmente a honraria em nome da UMESP.
“O século XVI foi marcado por uma série de transformações na sociedade, como a ascensão econômica, a intensificação do comércio, a expansão colonialista e a explosão das ideias humanistas. Outro acontecimento importante que contribuiu para mudar a história ocidental é identificado como “Reforma Protestante”, movimento que criou a base de uma nova expressão da fé cristã: o Protestantismo.
Novas formulações teológicas são criadas a partir de uma base única, ou seja, Deus age em favor do homem e de sua salvação pelo envio de seu Filho, Jesus Cristo, para ser o Salvador da humanidade. O homem tinha de corresponder à ação de Deus pela fé em Cristo, e só pela fé. Isto é, tinha de colocar sua vida, de maneira livre e voluntária, sob a supremacia de Jesus. A Bíblia, agora traduzida para vários idiomas, contém todas as informações para guiar e conduzir o cristão. A “justificação pela fé” e “Escrituras como regra de fé e prática”, eram a estrutura fundamental da Igreja Reformada.
Lutero enfatizava a importância fundamental da educação para que essa Reforma se consolidasse e a preconizou insistentemente em suas pregações. O ensino deveria chegar a todo o povo, nobre e plebeu, rico e pobre; deveria beneficiar meninos e meninas – avanço notável; finalmente, o Estado deveria decretar leis para frequência obrigatória nas instituições de ensino.
Enfim, a contribuição da Reforma Protestante para a educação foi significativa. Seus líderes, de modo geral, não estavam preocupados somente com a formação espiritual dos crentes, mas buscavam também uma base cultural sólida. Uma instrução tal que pudesse levar as pessoas a serem úteis não somente ao serviço sagrado, mas também à sociedade.
A partir de Lutero, os protestantes valorizaram a questão educativa e são fundamentais para a formação da pedagogia que encontramos até hoje. Em decorrência dos princípios da Reforma, há uma ênfase na leitura, compreensão e a interpretação da Bíblia. Assim, era fundamental oferecer instrução às pessoas. Com essa ideia tomando espaço, começa a surgir a necessidade de uma educação geral e mais abrangente, já que todos e todas deveriam ler as Sagradas Escrituras, sem distinção e discriminação, para poderem buscar a Deus em suas palavras e O servirem na sociedade.
Um exemplo típico da influência do pensamento da Reforma e da educação encontramos nas origens da Igreja Metodista. O movimento denominado “metodismo” surgiu dentro do contexto universitário inglês, em especial em Oxford. Com sua ênfase na universalidade da educação, na racionalização, no desenvolvimento científico, nas revoluções políticas e econômicas na Europa do século XVIII. Entre as ênfases no movimento metodista temos, com destaque, a preocupação com a educação. Desde a atenção às crianças, filhos dos trabalhadores das minas, até as discussões filosóficas e teológicas no ambiente universitário.
Os estudos referentes às atividades missionárias protestantes no Brasil a partir da segunda metade do século XIX apontam para a presença da escola como parte do projeto de implantação das denominações, com destaque para os luteranos, presbiterianos, metodistas e batistas. Como herdeiros da Reforma, especialmente essas denominações são até hoje referências em instituições de ensino. Vale destacar que o objetivo da educação numa comunidade democrática é habilitar as pessoas a buscarem progressiva e continuamente, constante desenvolvimento pessoal e comunitário.
Para os Reformadores, educar o ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, para o exercício consciente e crítico da cidadania, representava e representa o principal objetivo das escolas protestantes. As pessoas deviam se preparar para a vida, contribuindo para o desenvolvimento do homem e da sociedade, por meio da educação, com a articulação dinâmica das atividades científicas, culturais, esportivas, sociais, éticas e espirituais.
O projeto educacional Metodista teve início em 1881, na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo. Educar e evangelizar constituem a marca desse projeto, não só para os Metodistas, mas também muitas das denominações protestantes que têm investido na educação de crianças, jovens, adultos e idosos em nosso país há tanto tempo.
A Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), tem sua origem em 1938 com a abertura do curso de Teologia no bairro de Rudge Ramos. Ao longo de quase 88 anos, milhares de pessoas passaram por suas unidades, cursos e atividades educacionais, culturais e sociais. Podemos dizer que o desenvolvimento da nossa cidade teve, e tem até hoje, uma importante contribuição da educação protestante, como é o caso da Educação Metodista.”