NAVEGAÇÃO

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação) foi criada em 16 de novembro de 1945 com a finalidade de estabelecer uma cultura voltada à paz mundial, à erradicação da pobreza, ao desenvolvimento sustentável e ao diálogo intercultural por meio da educação, da ciência, da cultura, da comunicação e da informação. Entre os inúmeros programas em desenvolvimento pela UNESCO destacam-se os relacionados à erradicação do analfabetismo; formação de professores; promoção da mídia independente; liberdade de imprensa; história regional e cultural; defesa da diversidade cultural e preservação do patrimônio natural e cultural. A atuação da UNESCO advém, prioritariamente, de parcerias com projetos governamentais de cooperação técnica e com setores da sociedade civil, na medida em que seus propósitos venham a contribuir para políticas públicas de desenvolvimento humano. A comunicação, a informação e o conhecimento são molas propulsoras do desenvolvimento sustentável e, para a UNESCO, constituem ferramentas básicas no sentido de permitir que grupos sociais desfavorecidos possam melhorar suas condições de vida. Visando igualmente  consolidar sociedades abertas ao conhecimento, a UNESCO enfatiza o respeito pelas inúmeras dimensões da diversidade e a busca pela desejada inclusão digital, tomando por princípio a valorização da heterogeneidade cultural e linguística e o estímulo à acessibilidade e utilização dos meios eletrônicos.

HISTÓRICO

Em 19 de junho de 1964 foi criada a representação da UNESCO no Brasil dando início a uma série de ações no âmbito das seguintes grandes áreas temáticas: educação, ciências naturais, ciências sociais, cultura, comunicação e informação. Em paralelo, visando agrupar e potencializar os projetos em desenvolvimento, instituiu um programa de criação de centros nacionais de referência denominados “Cátedras UNESCO”. Tal programa tem por finalidade a capacitação, através da troca de conhecimentos e o estímulo à solidariedade e aprendizado. Participam do programa inúmeras universidades, em conjunto com instituições públicas ou privadas e organizações de caráter não governamental, englobando pesquisas e atividades de produção de conhecimento, em consonância com os objetivos e diretrizes dos programas estabelecidos pela UNESCO.

O Programa “Cátedras da UNESCO” foi lançado em 1992 tendo por finalidade apoiar a formação especializada por meio do intercâmbio de conhecimento entre instituições e pesquisadores estabelecidos em países em fase de desenvolvimento. Tais programas visam em síntese: o fortalecimento dos processos educacionais, a promoção e facilitação da cooperação internacional (norte-sul e sul-sul) no campo da educação superior através da promoção do tripé educacional: ensino, pesquisa e extensão. A maior parte dos projetos tem caráter interdisciplinar, incluindo a participação de instituições e setores da UNESCO, desde a sede em Paris até os escritórios nacionais, centros e institutos espalhados pelo mundo. Atualmente existem 638 Cátedras e 60 redes UNITWIN, envolvendo 770 instituições em 126 países diferentes. Na área específica da Comunicação são trinta Cátedras UNESCO espalhadas pelo mundo, oito delas na América Latina: Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana, Guatemala, México, Peru e Uruguai. Todas estão articuladas por uma rede mundial denominada ORBICOM (World Network of UNESCO Chairs in Communication).

O processo de gestação da Cátedra UNESCO/UMESP teve início em outubro de 1994 oportunidade na qual o professor José Marques de Melo, docente do Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS), foi consultado  sobre a possibilidade da instituição sediar uma das quatro Cátedras  de Comunicação previstas para a América Latina. Os argumentos fundamentavam-se em dois escopos: o diversificado complexo universitário que a Igreja Metodista mantinha na Região Metropolitana de São Paulo, com destacada atuação no campo da Comunicação Social e, por outro lado, contar o IMS em seu quadro profissional com a presença do próprio professor, detentor de reconhecido destaque acadêmico nacional e internacional, inclusive  tendo recebido a  titulação de Catedrático UNESCO de Comunicação, honraria concedida pela  Universidade Autônoma de Barcelona em 1992. A partir da sinalização positiva por parte da direção do IMS os entendimentos foram intensificados. Em abril de 1995 representantes da UNESCO visitaram o campus Rudge Ramos da Universidade Metodista, verificando in loco o nível de ensino ofertado e a qualidade da infraestrutura oferecida aos docentes e discentes da Instituição.  Em 18 de janeiro de 1996 o governo brasileiro comunicou oficialmente à direção da UNESCO sobre a decisão positiva no sentido de instalação da nova Cátedra em território nacional. Finalmente, em 13 de fevereiro de 1996, a UNESCO deliberou que a Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) estava apta a abrigar a primeira Cátedra brasileira de Comunicação. Finalmente, em 21 de maio de 1996, foi realizada a sessão solene de instalação da nova Cátedra, oportunidade em que foram tornados públicos seus objetivos e diretrizes: fomentar o uso dos meios de comunicação em programas de desenvolvimento regional e  promoção do intercambio científico entre instituições brasileiras e congêneres latino-americanas. A pluralidade e diversidade das iniciativas adotadas transformaram a Cátedra em um dos principais centros de estudos dos fenômenos sociais, culturais e comunicacionais no Brasil, nos países latino-americanos e naqueles que abraçam a Língua Portuguesa.

A parceria entre PósCom e Cátedra UNESCO é orgânica, uma vez que todos os docentes do Programa atuam nas atividades acadêmicas e científicas da Cátedra, a começar pelo diretor titular, prof. Roberto Chiachiri. Essa relação profícua abrange a coordenação e realização de  eventos, pesquisas, programa de estágio pós-doutoral, cursos, entre outras ações.

EVENTOS

Pens@com – Pensamento Comunicacional Brasileiro

Mega conferência pluritemática destinada a reunir pensadores, divulgadores, mentores, animadores, gestores e estrategistas dos diversos processos comunicacionais, visando fomentar vínculos entre a Universidade e a Sociedade, além de estimular a cooperação com o Poder Público, empresas e os segmentos comunitários. Abriga um projeto específico destinado a mapear os temas e personagens envolvidos com o campo da comunicação em todo Brasil. A metodologia inclui o registro de verbetes a partir de livros, artigos, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso (TCCs) que tratam de assuntos e personagens emblemáticos para a história da comunicação brasileira. O Pens@Com busca ainda recuperar e sistematizar a produção acadêmica brasileira em Comunicação Social, além de dar visibilidade e promover o compartilhamento dos conteúdos gerados neste campo de estudos.

CELACOM – Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação

Trata-se de evento internacional onde pesquisadores latino-americanos se encontram a fim de discutir temas relacionados à Comunicação nos países que compõem a América Latina. O encontro possibilita, tanto para professores como para estudantes, uma maior proximidade com comunicólogos latino-americanos  no sentido de discutir, aprofundar e ampliar as linhas comunicacionais dos diversos países e povos.

CELACOM – Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação

Trata-se de evento internacional onde pesquisadores latino-americanos se encontram a fim de discutir temas relacionados à Comunicação nos países que compõem a América Latina. O encontro possibilita, tanto para professores como para estudantes, uma maior proximidade com comunicólogos latino-americanos  no sentido de discutir, aprofundar e ampliar as linhas comunicacionais dos diversos países e povos.

Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional

Evento que tem como propósito estimular estudos permanentes sobre políticas e estratégias de comunicação, fortalecendo as identidades culturais, regionais e locais. Proporciona, assim como no evento CELACOM, uma proximidade com comunicólogos da América Latina, no sentido de aprofundar o conhecimento dos estudos voltados à comunicação face às diversidades do desenvolvimento regional e sub-regional.

FOLKCOM – Conferência Brasileira de Folkcomunicação

Encontro nacional que reúne pesquisadores, estudantes, comunidade artística e jornalística em torno do estudo da natureza das manifestações populares. Identifica os processos comunicacionais que as configuram, enquanto espaços de diversão e de celebração, além de analisar, criticamente, como a indústria midiática catalisa e canaliza tais modos de pensar e agir dos diversos grupos sociais e das diferentes comunidades.

www.redefolkcom.org

POLITICOM – Seminário Brasileiro de Marketing Político

Evento direcionado a produzir conhecimento inovador sobre marketing e propaganda política. Por meio de seus diversos Grupos de Trabalho, focados em temas como: propaganda política no rádio, televisão, jornais, revistas e internet o  seminário logrou consolidar extenso acervo de artigos e publicações, disponibilizados no portal eletrônico da Cátedra.

www.politicom.com.br

ECLESIOCOM – Conferência Brasileira de Comunicação Eclesia

Evento que tem por objetivo agregar pesquisadores e estudiosos da interface entre religião e comunicação. Pretende indicar caminhos para o estudo deste fenômeno que se apresenta como um fértil campo para novas produções acadêmicas. Os trabalhos desenvolvidos durante a Conferência são direcionados a abarcar os seguintes tópicos: consolidação do campo acadêmico de pesquisa sobre as interfaces entre Comunicação e Religião; apresentação de pesquisas, estudos e relatos de ações práticas, concluídos ou em desenvolvimento na área específica; ampliação do contato entre pesquisadores de diversas áreas sobre a relação entre Comunicação e Religião e estímulo a novos pesquisadores (graduação e pós-graduação) para a apresentação de trabalhos e relatos de pesquisa.

MÍDIA CIDADÃ – Conferência Brasileira de Mídia Cidadã

Tem por objetivo central promover o diálogo entre as pesquisas acadêmicas produzidas no campo das Ciências da Comunicação em conjunto com experiências de produção de mídia da sociedade civil, mercado e Poder Público. Busca ainda discutir as intersecções entre a comunicação, fruto da resistência cultural das classes subalternas e dos grupos social e politicamente marginalizados e a mídia massiva. Pretende  contribuir para o incremento de discussões internacionais, nacionais e regionais sobre o direito humano à comunicação; a democratização dos meios e a participação das diversidades como produtoras de conteúdos midiáticos.

UNESCOM – Seminário de Divulgação de Pesquisas do Grupo Comunicacional de São Bernardo do Campo

Trata-se da realização anual de seminário direcionado a divulgar as linhas de pesquisa em Comunicação oferecidas pela Universidade Metodista de São Paulo, além dos projetos em desenvolvimento na Cátedra UNESCO. Disponibiliza ainda as investigações produzidas por professores e alunos da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista (Graduação e Pós-Graduação).

ECOM – Estudos de Comunicação com o Mercado

Trata-se de um grupo de pesquisa formado em 2007 e que tem  por objeto de estudo o debate entre os processos comunicacionais e suas interfaces com o mercado. O grupo reúne professores, pesquisadores acadêmicos e profissionais do mercado vinculados ao desenvolvimento de estudos, pesquisas e projetos relacionados ao objeto específico de estudo. O grupo promove anualmente a Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado.