O sítio da Cátedra de Gestão de Cidades é um espaço aberto aos servidores do poder público, de organizações do terceiro setor e a população em geral. Enfim, todos os interessados em pensar a vida urbana podem dar aqui suas opiniões, ter um local para discutir suas experiências e buscar resposta sobre problemas que estejam vivendo.

Sejam bem vindos e bem vindas!

Conheça a Cátedra Gestão de Cidades:

Diretrizes organizacionais


Por não se tratar de um Programa de Pós-Graduação e por sua característica de atuação interdisciplinar, a Cátedra Gestão de Cidades não está ligada diretamente a uma área de conhecimento, nem lhe é exigida a aderência do foco das pesquisas com a proposta específica de um Curso de Stricto Sensu. Neste sentido, com base na proposta de sua missão e de acordo com seus objetivos, foram definidas três linhas de atuação que poderão abrigar Projetos de Pesquisa bem como Projetos de Extensão:

1- A qualidade da Gestão Pública na Construção do bem-comum regional;

2 – Inovação e Empoderamento das Organizações regionais inseridas na dinâmica metropolitana;

3 – Criança e Adolescente: o cumprimento integral do ECA e do SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) na construção da pessoa autônoma.

Missão

Contribuir para o desenvolvimento de uma cidade/região melhor para se viver, pela produção coletiva do conhecimento, proporcionando um espaço de reflexão e ação que sustente projetos e políticas de gestão dos municípios.

Visão

Ser um espaço de referência interna e externa da Universidade Metodista com relação ao ensino, pesquisa e extensão que visem o desenvolvimento de uma cidade/região melhor para se viver.

Valores

  • Comprometimento com a ética e o bem-estar da sociedade
  • Respeito à diversidade social e cultural
  • Avaliação e auto-avaliação contínuas
  • Compartilhamento de experiências
  • Transparência nas ações
  • Rigor científico

Objetivos

  • Promover e apoiar estudos, pesquisas, debates e projetos para a implementação de políticas públicas integradas com vistas à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
  • Envolver, nas suas atividades, estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de várias áreas do conhecimento.
  • Estabelecer diálogo com representantes das áreas governamentais, não-governamentais e privadas para reflexão e ação conjunta.
  • Articular uma rede de informação que disponibilize acesso a estudos, pesquisas e estatísticas desenvolvidos sobre gestão de cidades.
  • Divulgar e compartilhar ações e reflexões desenvolvidas e atrair interessados no tema da gestão de cidades.
 

Comitê Executivo


Comitê Executivo da Cátedra Gestão de Cidades é composto, atualmente, por três professores da Universidade Metodista de São Paulo. O grupo se reúne quinzenalmente para discutir as ações da Cátedra e desenvolver suas competências.

Compete ao Comitê Executivo

  • Estabelecer a programação institucional anual e propor linhas operacionais de execução das prioridades e metas;

  • Definir métodos, mecanismos e ferramentas para o planejamento, acompanhamento e avaliação dos projetos da Cátedra;

  • Prospectar oportunidades de pesquisas, serviços e publicações nas áreas de atuação da Cátedra;

  • Estabelecer canais de relacionamentos com organizações afins;

  • Aprovar a participação da Cátedra em projetos e programas de trabalho, encaminhando propostas orçamentárias e de planejamento para a alocação de recursos necessários;

  • Coordenar e avaliar o desenvolvimento físico-financeiro dos projetos da Cátedra, estabelecendo diretrizes, providências e tomando decisões quanto a aspectos críticos e não conformidades, inclusive a suspensão de projetos em andamento;

  • Aprovar parecer da Coordenadoria Editorial sobre a qualidade dos artigos técnico-científicos produzidos por colaboradores da Cátedra, destinados a publicações científicas da instituição;

Acompanhar o desenvolvimento institucional da Cátedra, quanto as suas ações e da comunicação institucional.

Membros do Comitê Executivo:

Alessandra Maria Sabatine Zambone

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1993). Mestrado e Doutorado em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos (2006 e 2014). É professora, foi Coordenadora do Curso de Direito, Pró Reitora de Extensão e Ações Comunitárias e, atualmente, é Diretora do Campus Vergueiro da Universidade Metodista de São Paulo. Nesta Instituição leciona Direito Processual Civil e Direito do Consumidor e é professora do Grupo de Pesquisa em Direitos Fundamentais Sociais à Saúde e Educação. Como advogada atua nas áreas de Direito do Consumidor e Direito de Família.

Currículo Lattes

Silvia Cristina da Silva Okabayashi

Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1997), mestrado em Administração pelo IMES (2006), especialização em Administração de Recursos Humanos (2000). Atualmente é Professora e Coordenadora do curso de Economia da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Também desenvolve atividades de gestão e de pesquisa no Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Fundamentos Econômicos, Microeconomia e Macroeconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: economia brasileira, contabilidade social, orientação de trabalho de curso, economia do setor público e pesquisa de mercado. Interessante destacar a experiência na modalidade EAD, nos cursos de Administração e de Gestão Pública, além da docência em cursos de pós graduação, como o de Assessoria Executiva.
Currículo Lattes

O Patrono

 

Celso Augusto Daniel nasceu em Santo André em 16 de Abril de 1951, filho de Bruno José Daniel e Maria Clélia Belletatto. Formado em engenharia em 1973. Defendeu sua dissertação de mestrado em Administração Pública denominada: “Poder estatal local: um quadro técnico e uma análise dos governos locais com participação popular no Brasil recente”, sob orientação do Prof. Dr. Luiz Carlos Merege.

Esse título o credenciou a pesquisar sobre o tema da gestão local e o desenvolvimento do Estado no Brasil e iniciar sua carreira na educação superior. Nesse contexto, Celso Daniel lecionou na Universidade Metodista de São Paulo entre os anos de 1979 e 1989.

Outra dimensão de Celso Daniel é o seu lado político. Nesse sentido, foi deputado federal e três vezes prefeito de Santo André, uma cidade da região do Grande ABC Paulista. Como prefeito, em seu segundo mandato, participou da fundação do Consórcio Intermunicipal das Bacias do Alto Tamanduateí e Billings, entidade integradora das sete cidades da microrregião do Grande ABC: São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Como presidente dessa instituição liderou a construção da Câmara Regional do Grande ABC, em 1997, e da Agência de Desenvolvimento Econômico, em 1999. Essas instituições, ao lado do Fórum da Cidadania e demais atores da sociedade civil lideraram a reconstrução do processo produtivo regional, sob forma intensamente participativa.

Sua atuação como gestor público alinhava o pensamento sobre as funções do Estado, principalmente o local, e as demandas advindas das forças políticas que interferem diretamente na atuação desse Estado. Esse fato condicionava seu pensamento sobre a gestão pública, atuação estatal e canais de diálogo com a população daquele município.

Com a preocupação desse alinhamento científico e prático, ao dialogar com um dos proponentes da Cátedra Gestão de Cidades, Dr. Luiz Roberto Alves, em 2001, Celso apontou que o Grande ABC ainda não tinha massa crítica universitária capaz de dar suporte às necessidades do seu desenvolvimento. Esse foi um forte argumento e provocação para pensar a formação de um espaço universitário como a Cátedra Gestão de Cidades.

A Universidade Metodista de São Paulo reconhecendo as dimensões de atuação de Celso Daniel cientifica (como pesquisador das configurações estatais), profissional (como gestor público) e acadêmica (como o educador em Universidades e Institutos) homenageou-o como patrono da Cátedra Gestão de Cidades.

Cursos

 
Cátedra Gestão de Cidades


A Cátedra Gestão de Cidades é um espaço voltado para o conhecimento e estudo das cidades contemporâneas, ação e reflexão em torno dos processos de governança da vida urbana.A Cátedra Gestão de Cidades é um espaço voltado para o conhecimento e estudo das cidades contemporâneas, ação e reflexão em torno dos processos de governança da vida urbana.

 

Pesquisa e Extensão


Cátedra Gestão de Cidades

A Cátedra se coloca como um espaço de ação e reflexão para contribuir com o desenvolvimento de uma cidade/região melhor para se viver contribuindo com conhecimento para sustentar projetos e políticas de gestão dos municípios. Na linha de ação, sustentada pelos pilares de extensão e pesquisa da Universidade Metodista, a Cátedra desenvolve projetos como exercícios e locais que aliam a teoria e prática. Nesse espaço você poderá conhecer os projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento da Cátedra, sendo divididos em projetos de pesquisa e extensão.

Pesquisa

Pesquisa de Mobilidade Urbana
A Cátedra Gestão de Cidades da Universidade Metodista de São Paulo iniciou em meados de maio de 2020 a 1ª Pesquisa de Mobilidade Urbana para o Grande ABC, cujo objetivo é levantar as percepções dos moradores da região a respeito da mobilidade urbana, no contexto da pandemia causada pelo Coronavírus.

ATIVIDADES

 
Cátedra Gestão de Cidades


A Cátedra Gestão de Cidades é um espaço voltado para o conhecimento e estudo das cidades contemporâneas, ação e reflexão em torno dos processos de governança da vida urbana.A Cátedra Gestão de Cidades é um espaço voltado para o conhecimento e estudo das cidades contemporâneas, ação e reflexão em torno dos processos de governança da vida urbana.

 

Culturas da Cidadania


Linhas de Pesquisa

Objetivos:

  • Analisar o desenvolvimento de culturas do controle social a partir da experiência das pessoas e instituições na cidade;
  • Formar massa crítica para a inversão da ótica das prioridades sociais por práticas alterativas com vistas ao desenvolvimento social e econômico das cidades a partir do controle social e da ampla participação cidadã;
  • Compreender o processo de formação da opinião pública na cidade/região como agente catalisador e influenciador das ações estatais.

Qualidade e Sustentação da Cidade / Região


Linhas de Pesquisa

Objetivos:

  • Estudar processos de gestão e organização da administração pública local e regional, buscando a reorganização de serviços, atendimento às demandas sociais, procedimentos e políticas, com foco na transparência e identidade dos cidadãos.
  • Avaliar iniciativas dos governos locais para implantação de banco de boas práticas;
  • Criar indicadores de avaliação da qualidade e sustentação da gestão pública;
  • Analisar as redes criadas para cumprimento de responsabilidades constitucionais.