Grupos e Projetos de Pesquisa

Memória religiosa e vida cotidiana: interpretações historiográficas e teológico-literárias

  • Encontros: Quintas-feiras – 14h às 17h – Duas vezes por mês.
  • Líder: Lauri Wirth
  • E-mail: lauri.wirth@metodista.br

O grupo de pesquisa Memória Religiosa e Vida Cotidiana prioriza investigações com foco no cotidiano de atores e atoras sociais, na medida em que o cotidiano se mostra como o espaço e o tempo em que as relações sociais se concretizam e se transformam em experiências de sentido. A partir da história oral e de fontes escritas pretende-se identificar, visibilizar e problematizar as experiências religiosas do cotidiano a partir dos argumentos, das interpretações e das atribuições de sentido dos sujeitos históricos destas experiências, intentando captar suas redes de significados, nos micro-espaços das relações familiares, nas estratégias de sobrevivência cotidiana e em suas articulações com os discursos religiosos dominantes. Historiografia, neste sentido, é necessariamente um exercício de estranhamento, na medida em que seu foco está nas vozes que dizem algo diferente do que ouvimos com nossas chaves de leitura. O foco está, pois, na maneira como atores sociais concretos se apropriam de conteúdos e significados em contextos históricos específicos. Assim fazendo, não produzem necessariamente um novo discurso, mas pervertem os discursos e as práticas normativas, revelando, indícios de inconsistências, ambiguidades e fissuras do religioso instituído. A historiografia busca as linguagens deste mundo que está além das regras hegemônicas, das retas doutrinas, da leitura culta e erudita de ritos, símbolos e mitos. Em outras palavras, a linguagem religiosa não se evidencia nos sentidos em si de um código religioso, mas nos usos destes códigos em circunstâncias históricas concretas e nos deslocamentos de sentido operados por estes usos. Não se trata, contudo, de opor simplesmente o popular ao erudito, a religião institucionalizada às expressões populares da religião. O desafio reside na possibilidade de captar os sentidos da relação entre estes universos e os múltiplos dispositivos que regem esta relação.
Abrem-se, assim, novas possibilidades também para a elaboração teológica, com uma leitura que priorize o processo de reelaboração dos símbolos religiosos a partir das experiências dos grupos e suas formas de representação encontradas no cotidiano. Assim, os textos clássicos, considerados normativos pela tradição dos grupos religiosos, podem ser estudados não mais como normatividade teológica, mas como interlocutores entre outros, neste diálogo com os diferentes aspectos da religiosidade dos grupos.

RASTROS – Estudos de memórias e tradições cristãs e judaicas

  • Encontros: Segunda-feira – datas e horário a combinar
  • Líderes: Marcelo da Silva Carneiro e Paulo Roberto Garcia
  • E-mail: marcelo.carneiro@metodista.br; paulo.garcia@metodista.br

O grupo tem por premissa estudar o fenômeno literário e cultural do judaísmo no período do Segundo Templo e do judaísmo formativo, em paralelo ao Cristianismo Primitivo, considerando o período do séc. IV aEC até o séc. IV EC. São analisados textos, iconografias e cultura material pelo viés histórico, exegético, hermenêutico, semiótico e literário, buscando entender, entre outras coisas: a relação entre o judaísmo pré-rabínico e o surgimento do Cristianismo; o pensamento judaico apocalíptico e sua interface no cristianismo primitivo; a relação dos grupos seguidores de Jesus com outros grupos judaicos, bem como o processo de distanciamento deles: a elaboração da literatura judaica e cristã como expressão de diferentes movimentos e leituras a respeito da realidade, superando a dicotomia entre canônico e não canônico, também como expressão de diferentes teologias e formas de crer. O grupo terá sempre um tema semestral ou anual, cujo foco atenderá um dos aspectos, com possibilidade de intercâmbio e colaboração de pesquisadores e pesquisadoras de outras instituições, nacionais e internacionais. O Grupo está vinculado à Área Linguagens da Religião, Linha de Pesquisa Religião e Literatura no Mundo Bíblico.