O programa de Pós-Graduação em Educação, ancorando-se numa abordagem dos fundamentos da educação, enfrenta os desafios da formação do pesquisador-docente como educador-gestor capaz de articular, de maneira crítica, os conhecimentos adquiridos. A pesquisa é vista como geradora de conhecimento rigoroso, ao mesmo tempo integrado, socialmente relevante, enraizado nas questões da prática social, significativo para sua transformação e aprimoramento. O conhecimento por sua vez, deve ajudar a esclarecer os múltiplos sentidos da ação docente e aperfeiçoá-la cada vez mais.
Objetiva-se constituir um espaço que tenha, como principal preocupação, a relação entre a pesquisa produzida e a problemática da formação do educador, a partir de questões relacionadas à realidade brasileira.
Entende-se que um programa de Pós-Graduação em Educação participa do processo de formação do educador sempre que sua pesquisa tenha correspondência e esteja comprometida com os problemas vividos na educação não-formal e em organizações escolares, por professores e alunos em contextos específicos.
Há de se considerar também que a dimensão da pesquisa, fortemente ligada na Universidade aos programas de mestrado e doutorado, fortalece os trabalhos de iniciação científica dos cursos de graduação, reafirmando sua importância junto ao professor da educação básica.
A proposta do Mestrado em Educação articula-se com as mudanças do processo do conhecimento em que as fronteiras do saber e do fazer se ressignificam em suas relações com as transformações sociais.
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo é recomendado pela CAPES e alcançou nota 3 na última avaliação feita pelo órgão do Ministério da Educação.
A avaliação dos programas de pós-graduação brasileiros é realizada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em uma escala que vai de 1 a 5 – programas com desempenhos equivalentes ao alto padrão internacional podem ir além da escala e atingir notas 6 e 7.
Os programas são avaliados em três quesitos: I – Programa, II – Formação, III – Impacto na Sociedade.
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